Geomarketing

Geomarketing:

Permite a uma empresa conhecer melhor o seu Mercado, potenciando melhorias no seu desempenho através da adaptação do Marketing-Mix a cada segmento de Mercado, identificado e delimitado geograficamente e reconhecer quais os locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço.

A análise de informação de Marketing sob a forma de mapas tem como principal vantagem um aumento substancial de eficácia na tomada de decisões de Marketing, possibilitando uma análise mais rápida, intuitiva e prática de informação complexa.

Gostaria de exemplificar usos do geomarketing aplicado aos negócios. Tradicionalmente o geomarketing é associado à expansão de pontos de venda físicos, porém podemos listar uma série de outras utilizações com a mesma abordagem.

Produto:

Adaptação da oferta de produtos às características de uma dada zona/segmento de mercado ou da área de influência de um determinado ponto de venda.

Preço:

Adaptação do preço de produtos consoante a estratégia de vendas para uma dada zona/segmento (aumentar quota de mercado ou aumentar a rentabilidade).

Distribuição:

Definição de objectivo de venda realísticos e maximizar oportunidades de crescimento em função do grau de atratividade de cada zona/segmento.
Optimização do investimento em infra-estruturas (pontos de venda e pontos logísticos) através do estudo da localização ideal desses pontos em função da distribuição geográfica dos clientes e da concorrência.
Optimização de rotas de visita a clientes (definir territórios de venda e assistência técnica).

Comunicação:

Redução dos custos e aumento da eficiência de uma campanha publicitária através de publicidade direcionada e adaptada a uma dada zona/segmento.

Análise de concorrência:

Identificar área de influencia e sobreposição dos principais concorrentes.

Análise de potencial de mercado:

Analise do perfil dos clientes e moradores ou empresas de uma região.

 

Geomarketing